O BRASILEIRÃO É A SERIE B EUROPEIA ?

Okay, sei que vou ser muito criticado por esse texto, com argumentos como:
"baba ovo de gringo"
"Brasileirão é muito emocionante"
"Respeita o pentacampeão mundial"
"Ruim é o espanhol que só tem dois times" e por ai vai....
Mas vamos logo de cara desmistificar algumas coisas,
Começando pelo argumento que pelo fato da seleção ser pentacampeã, o campeonato nacional é automaticamente um ótimo campeonato....qual é o jogador que atua no Brasil e é protagonista na seleção Brasileira ? e na copa de 2014 ? e voltando mais ainda, na copa de 2010 ?
a resposta é simples, NENHUM.
A seleção comandada por Tite, não tem nenhum titular atuando no Brasil,muito menos um protagonista, então não relacionem a seleção com o campeonato nacional....
Segundo mito é o fato do Brasileirão ser imprevisível e consequentemente muito mais emocionante, sim é verdade, nos últimos 10 anos 6 equipes diferentes foram campeãs, porém isso em nada significa um alto nível de futebol, não precisa ir muito longe pra comprovar isso, ano passado um time sem grandes jogadores, e sem nenhuma inovação tática ( mas muito, suor) foi campeão brasileiro sem dificuldades, o Corinthians de Carille, o próprio torcedor sabe disso, o time era muito limitado, com bons 11 jogadores, e um banco fraquíssimo.
O Palmeiras de Cuca em 2016, também não era nenhum grande esquadrão de futebol, com uma tática pobre, se apoiava no talento de Gabriel Jesus e boa fase de Moisés ( e outros destaques), para ser campeão Brasileiro, longe de apresentar um grande futebol.
No grupo dos campeões nacionais, o ultimo grande time foi o Corinthians de Tite em 2015, e mesmo apresentando um belo futebol, também prova como o nosso campeonato nacional é fraco, já que pós titulo o time foi totalmente desmontado.
Continuando nessa questão de mercado, a postura de alguns times como por exemplo o Palmeiras (pra deixar claro que não é exclusividade do time palestrino, vide a transferência de Vital para o Corinthians) comprando jogadores de destaque de outras equipes nacionais, e muitas vezes os deixando no banco, produzindo assim adversários mais fracos e jogos menos atrativos, é ótimo para o clube e péssimo para a liga nacional, duvida disso? olhe o caso do futebol italiano, a Juventus compra todos os jovens de times de expressão menor, o que acaba gerando  monopólio, que consequentemente faz a liga perder valor, e assim o clube também perde valor, sendo assim essa postura é boa para o clube no momento imediato, porém ao longo prazo isso evita o crescimento do clube.
O mais complicado de toda essa historia é que os nossos vizinhos da America, estão modernizando sua gestão, e isso logo menos vai significar uma disparidade técnica.
Somos o país do futebol, a maior seleção do mundo, produzimos os maiores craques, e mesmo assim nossa média de publico é ridícula, nossas promessas jogam aqui (quando jogam), pensando em ir pro Barcelona , Real Madrid, Manchester City , Bayern..... o motivo ? a nossa liga NÃO é atrativa
O brasileirão tem um nível técnico fraco
uma organização falha
um calendário não atrativo.

E mesmo assim ainda mexe e muito com os nossos corações

-Pedro Boal 
_

Comentários