VENDAS E MARKETING NO FUTEBOL

Não é surpresa para ninguém que cada vez mais, o futebol é um negocio dos mais atrativos e lucrativos, porém parece que os clubes brasileiros não conseguem se adaptar a essa nova realidade.
Para ilustrar isso vamos trabalhar em cima do melhor exemplo de gestão esportiva, a Premier League.
A liga inglesa de futebol, é sinônimo de grandes jogadores, clubes competitivos, grandes espetáculos, contratações milionárias, enfim tudo aquilo que constrói uma grande liga.
Mas nem sempre foi assim, o futebol inglês antes da criação da Premier League, era visto como um futebol tecnicamente fraco, baseado no kick and rush ( correr e chutar), e mesmo produzindo alguns bons jogadores (principalmente na década de 60), os clubes ingleses não eram atrativos para os grandes craques mundiais, com um mercado muito restrito a presença de estrangeiros, a liga inglesa se encontrava estagnada, e com valores baixíssimos
Mas essa historia começou a mudar.
Norman Chester foi procurado pela então liga inglesa, para descrever problemas estruturais e financeiros dos clubes, assim se reunindo com dirigentes e ouvindo as dificuldades de cada clube.Este relatório que mais tarde acabou sendo base para a criação da Premier League comandada por Graham Kelly.
A Premier League arrecadou em cotas de transmissão em 16/17 2,365  bilhões de libras ( cerca de 10 bilhões de reais), e pra aumentar ainda mais a competitividade do campeonato, parte das cotas são distribuídas IGUALITARIAMENTE entre os clubes, enquanto outra parte é de acordo com o numero de jogos transmitidos de cada clube.
Um exemplo de gestão dentro do futebol, com times competitivos, estádios atrativos para todos os públicos (família, crianças, torcedores), grandes jogadores, e principalmente um trabalho de marketing perfeito.
A marca mais valiosa do mundo da bola segundo a Forbes, é o Manchester United, time que não ganha a Liga dos campeões desde 2008, e a Premier League desde 2013.
Hoje mesmo fica claro a força do marketing no United, a contratação de Alexis Sánchez foi anunciada, em uma ação em forma de vídeo, que enaltece a grandeza do clube, e como um grande jogador se sente honrado de vestir o manto dos "Reds", assim trazendo novos adeptos, afinal quem não quer fazer parte da torcida de um clube que constrói tão bem sua imagem, e vira objeto de desejo assim com um Iphone.
Dos 7 clubes de futebol mais valiosos do planeta, 4 são ingleses.
Saindo um pouco da Premier League, e focando na gestão de um clube, um brasileiro se destaca, Flavio Augusto (Fundador do Wise-up), e proprietário do Orlando City, é o exemplo perfeito de uma gestão eficiente que muda a historia do clube.
O Orlando city fundado em 2010, e adquirido pelo Flavio em 2013, é o nono clube mais valioso das Américas, aparecendo na frente de clubes como Boca Juniors e São Paulo,o clube em 3 anos  conseguiu aumentar o seu valor em mais de 500%.
Enquanto o "País do Futebol" tem uma média de publico de 15 mil torcedores, a MLS (Liga estadunidense), ostenta uma média de 22 mil torcedores, acima inclusive da Serie A (Liga Italiana).Poderia citar outros exemplos de gestão em solo estadunidense, como a NFL, liga mais valiosa do mundo, mas vamos continuar apenas no futebol.
A presença no mercado (Share) de clubes brasileiros também é fraca, independente do pais que você esteja, conseguirá facilmente achar camisas do Manchester City, Barcelona, Real Madrid, e até mesmo de outros times da América como Boca Juniors ou o próprio Orlando City, já de times brasileiros é praticamente impossível fora da América, oque evidencia ainda mais a falta de visão dos clubes brasileiros.
Nossos clubes estão afundados em dívidas, com sua parte de gestão focando apenas em capitalizar mais patrocínio, e não pensando no valor da marca ( citando novamente a Premier League, que retirou o "Barclays" do seu nome, para ganhar mais valor), nossos estádios estão vazios e os empresários não tem interesse em investir no nosso futebol.A solução para o país que mais produziu e ainda produz os maiores talentos do planeta, é uma só, GESTÃO EFICIENTE. 

-Pedro Boal



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